O primeiro encontro do JBUG:Brasil em 2014 foi muito bacana. Nesse encontro, tratamos sobre Cloud Computing com palestras sobre OpenShift e Openstack.

 

Para dar início ao encontro, eu reforcei alguns pontos sobre a comunidade e que gostaría de destacar:

 

  • Nossa comunidade está com 145 membros e com isso temos um número bem expressivo em relação aos outros JBUGs e com isso eu convido a todos que compartilhem experiências e problemas através do artigos e discussões.
  • O projeto JBoss Book (livro sobre administração de servidores JBoss) precisa de pessoas para  escrever alguns dos capítulos já discutidos e por isso reforço o convite para que possamos criar um livro com o conhecimento da comunidade.
  • Uma funcionalidade nova foi adicionada na página do grupo e se chama "Pergunte ao JBUG:Brasil". Trata-se de uma caixinha de pesquisa para procurar por qualquetr assunto dentro do conteúdo do grupo (artigos, foruns, etc.). Essa ferramenta já está funcionando e para se tornar mais eficiente os itens anteriores serão muito importantes

 

Sobre o OpenShift, eu não fiz uma apresentação com slides e tópicos básicos porque eu gostaria de fazer uma coisa mais prática. Então eu apresentei alguns dos meus projetos e também o OpenShift Origin, o projeto da comunidade, rodando em uma Máquina Virtual. Quem quiser, pode baixar as Máquinas Virtuais já prontas para rodar o OpenShift Origin em seu Hypervisor preferido no site do projeto.

 

Depois do nosso break(não, não dançamos no evento =P) o Luan Cestari apresentou o Openstack, uma solução IaaS (Infrastructure-as-a-Service). A apresentação cobriu tudo sobre todos os componentes do Openstack bem como o futuro dele. Foi uma ótima apresentação para quem queria saber mais sobre o assunto.

 

Para quem não foi, espero que vocês possam participar em outros encontros e que possam vir apresentar em outros encontros. Gostaria de agradecer o Luan e a Hanneli por organizar o evento e já temos uma nova data para o encontro: dia 08 de Março. Daremos maiores detalhes mais tarde. Quem quiser as fotos do evento, podem ver aqui.

 

Até o próximo encontro!